Review: HQ de Briga – Volume 1

Quando o quadrinista e ilustrador Silva João publicou as primeiras páginas de HQ de Briga na plataforma Tapas, ele mal podia imaginar que sua obra se tornaria um fenômeno na internet. No final de 2019, depois de muitos pedidos dos leitores e uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, HQ de Briga ganhou uma versão impressa muito caprichada!

Com 160 páginas, lombada quadrada e capa com laminação fosca, a obra reúne todos os capítulos publicados no Tapas e a conclusão inédita deste primeiro arco narrativo.

A história é um prato cheio para quem cresceu assistindo desenhos e filmes de pancadaria: o Protagonista, acompanhado de seu Rival Amigável e um simpático Demônio, viaja do Japão para o Bronx e depois segue para Rio Claro/SP, onde deve encarar o Antagonista e seu exército, os capangas número 1, 2, 3 e 4.

Em uma entrevista ao Pão Com Lixo (Leia), Silva definiu seus desenhos como enxutos, pois seu objetivo é priorizar a comunicação e a entrega das piadas da forma mais eficaz possível. Ao ler HQ de Briga pela terceira vez (já havia lido duas vezes na internet antes de adquirir a versão impressa), fica claro que esse objetivo foi concluído com sucesso, pois a história continua engraçadíssima.

A simplicidade dos traços deixa as personagens ainda mais cativantes, mas o trunfo do gibi é a linguagem utilizada pelo autor. Sempre preocupado com a sonoridade das falas, Silva entrega diálogos tão inesperados quanto divertidos, fazendo um ótimo par com as cenas de lutas.

Talvez o único “defeito” desse primeiro volume seja terminar de um jeito que deixe os leitores extremamente ansiosos pela continuação. Silva já informou que pretende fazer pelo menos 6 volumes dessa mesma saga e, enquanto os próximos capítulos não ficam prontos, ele continua postando tirinhas e outros trabalhos em suas redes sociais.

Para resumir: HQ de Briga é uma história divertida e inteligente, que pode ser lida por pessoas de qualquer idade, até mesmo por quem não está habituado a ler quadrinhos.

A qualidade da obra pode ainda ser mensurada por essa informação: apesar de ter sido publicada gratuitamente na internet, a versão impressa da história encontra-se esgotada e deve ganhar nova tiragem em breve. Então fique ligado, pois assim que o Silva João anunciar a pré-venda, a gente divulga com todos os detalhes!

Deixe uma resposta