Narrativas Periféricas: Projeto pretende publicar novos autores da periferia

O projeto Narrativas Periféricas nasceu de uma parceria entre Mino, Chiaroscuro Studios e PerifaCon, com o objetivo de trazer as vozes da periferia para dentro do cenário de quadrinhos do Brasil, criando maior diversidade de narrativas e perspectivas. Algo que precisávamos muito!

Logo após o primeiro PerifaCon, foi aberto um processo seletivo para oito vagas destinadas a quadrinistas negros. Ao longo de 2019 e do início de 2020, eles passaram por 8 meses de encontros presenciais num programa coordenado por Janaína de Luna, editora-chefe da Editora Mino, além da participação de uma equipe rotativa de convidados composta por vários dos maiores nomes do quadrinho brasileiro.

Seis artistas completaram o programa e chegou agora eles contam com a sua ajuda para publicar as histórias em quadrinhos que criaram!

Conheça os quadrinhos (com títulos provisórios) que serão publicados:

ARIEL, de Gabu Brito

Ariel foge de seu lar abusivo e se junta a outros meninos de rua numa gangue. Juntos, descobrem a magia da amizade ao mesmo tempo em que lidam com a brutalidade da vida marginal. Uma história extremamente poética sobre os limites da infância e da imaginação num mundo desigual.

FAZER O QUÊ? A GENTE VIVE NUM VERME…, de Kyone Ayo

Após perderem uma amiga de forma traumática e descobrirem o cruel funcionamento da sociedade com divisão de classes do verme em que vivem, um grupo de jovens bola um plano para melhorar de vida e trapacear o sistema – o difícil vai ser executa-lo.

I.M.O., de Eryk Souza

Num futuro distópico, um homem resgata e abriga ilegalmente um alienígena andrógino cuja nave caiu. Enquanto tenta lidar com seus próprios desejos pela estranha criatura de outra raça, o círculo começa a se fechar ao redor dos dois enquanto toda a cidade parte numa caçada odiosa contra o intruso.

LA VIE EN ROSE, de Arthur Pigs

Preso num emprego que odeia e sem conseguir superar o término de seu namoro, Thomas está deixando a vida passar – até o dia em que conhece Sara. Auxiliado por seu melhor amigo escrachado e por seu psicólogo fajuto, ele parte em uma jornada cômica e tocante em busca da felicidade. O problema é que nada é assim tão simples na vida de Thomas…

PARALISADOR, de Isaque Sagara

Era pra ser só uma festa de aniversário na periferia – mas os problemas de um grupo de amigos explodem como uma bomba e levam a vida de todos às últimas consequências, numa noite que irá mudar o destino de todos eles.

SHINOBI, de Isaac Santos

Numa metrópole futurista, a cultura shinobi respira novamente, dessa vez em meio ao caos urbano. Shin é a história da missão final de um ninja com habilidades extraordinárias – que, após anos preso num emprego de mesa ordinário, está disposto a fazer o que for preciso para trazer um futuro melhor para sua filha.

Para ajudar a financiar a publicação dessas histórias e trazer mais diversidade para o nosso cenário de HQs, basta clicar bem aqui!

Deixe uma resposta