Review: São Francisco

Durante 15 dias, a jornalista-quadrinista Gabriela Güllich e o fotojornalista João Velozo percorreram mais de 1000km para a produção de São Francisco, um livro-reportagem que deveria virar leitura obrigatória em todas as escolas.

E não estou exagerando quando digo isso. Lançado em dezembro do ano passado, São Francisco tá na lista de 30 melhores HQs de 2019 da O Grito! e no top 20 do Prêmio Grampo.

Quem se propõe a falar sobre o Velho Chico sabe a responsabilidade que está carregando: o rio tem importância histórica e econômica. Tudo o que acontece com ele é refletido na vida de milhares de pessoas.

São Francisco - Capa

Para narrar a história dessas pessoas, Gabriela e João apostaram em um formato de narrativa um tanto quanto ousado, mesclando fotografias com quadrinhos. E não é que essas mídias se complementam muito bem?

Os desenhos dão movimento às fotos e, em troca, elas trazem uma visão mais detalhada e realística do que está sendo contado. É tudo muito encantador.

São Francisco - página

Outra aposta narrativa foi escrever as falas dos entrevistados do jeitinho que foram ditas. No começo, esse recurso pode causar algum estranhamento, mas logo você entende que foi a opção mais respeitosa e começa a reconhecer a voz das personagens em sua cabeça.

Além disso, você vai entendendo de forma muito didática a história da região e como o Velho Chico ajuda a sustentar agricultores, pescadores, pipeiros, donas de casa e outros moradores que os autores entrevistaram enquanto passavam por todas as cidades do Eixo Leste da Transposição do São Francisco.

A obra conta ainda com o auxílio de recortes de jornais e textos explicativos, que complementam as histórias e enriquecem a leitura.

São Francisco - ilustrações

Ou seja, São Francisco é um livro-reportagem completíssimo! Um registro bonito, didático e respeitoso sobre um dos rios mais famosos de nosso país e sobre as pessoas que vivem ao seu entorno.

Para comprar a sua edição de São Francisco, é só clicar aqui!

Um comentário

Deixe uma resposta