Rasputin & Blavatsky: HQ em campanha no Catarse

Se você curte histórias sobre magia, ocultismo e tudo o que aconteceu de mais doido nos séculos passados, você vai pirar na HQ Rasputin & Blavatsky – Aurora Vermelha.

A obra está em campanha de financiamento coletivo no Catarse e foi escrita pelo professor de História e Filosofia Marcos Keller e ilustrada por Rob Saint. A publicação fica por conta da Skript Editora.

Com formato 20 x 28 cm e 40 páginas, Rasputin & Blavatsky traz um conto mágicko sobre os dois maiores ocultistas do século 19, que até hoje influenciam histórias e deixam muitos estudiosos com a pulga atrás da orelha.

Rasputin & Blavatsky - capa

Para quem não conhece muito sobre essa “dupla”, Keller compartilhou um pequeno resumo sobre cada um.

Helena Petrovna Blavatsky é considerada a maior mística russa e uma das mais influentes místicas do mundo. Escritora, fundou a Sociedade Teosófica, sendo a responsável pela sistematização da Teosofia moderna. Nasceu na madrugada de 30 para 31 de julho (ou 12 de agosto pelo antigo calendário Russo) de 1831, onde hoje é a Ucrânia. Faleceu na Inglaterra, em 1891.

Desde pequena Helena Blavatsky mostrou possuir um caráter forte e dons psíquicos. Logo, em torno dela, formou-se diversos boatos e lendas. Sobre si, ela escreveu:

Minha infância? De um lado, mimada e acariciada; de outro castigada e tratada com rigor. Doente e sempre às portas da morte até os sete ou oito anos, sonâmbula; possuída pelo demônio. Governantas, duas… Enfermeiras – não sei quantas… Uma meio tártara. Soldados do meu pai tomando conta de mim“.

Rasputin & Blavatsky - ilustrações

Grigori Yefimovich Rasputin foi uma das mais polêmicas figuras públicas russa do século XIX e início do século XX. Nascido em 21 de janeiro de 1869 (na Sibéria) e faleceu em 30 de dezembro de 1916, assassinado. (Não coincidentemente, essas são as datas para término da campanha no Catarse e lançamento do livro).

Místico russo, autoproclamado santo, era próximo da família do Czar Nicolau II, tornando-se uma figura influente no final do período imperial, principalmente após salvar a vida do filho do czar, que era portador de porfíria.

Há muita incerteza sobre a vida de Rasputin e o grau de influência que ele exerceu sobre o czar e sua esposa, Alexandra. Mas você pode descobrir muito mais sobre ele nesse podcast que o próprio Keller gravou para o Mundo Freak.

Para apoiar Rasputin & Blavatsky – Aurora Vermelha no Catarse basta clicar aqui.

Deixe uma resposta