Review: A Viola Encarnada

Se você gosta de obras que fazem homenagens à nossa cultura enquanto nos instigam a aprender mais sobre determinados assuntos, precisa ler A Viola Encarnada – Moda de Viola em Quadrinhos, de Yuri Garfunkel.

Com 172 páginas, a HQ sem falas nos leva para um passeio belíssimo, norteado por músicas icônicas e com as características históricas e visuais da flora e da fauna dos estados brasileiros, fundamentais na formação da cultura caipira, até chegar na cidade grande.

As ilustrações, coloridas com giz de cera e aquarela (dividida por Garfunkel e Mathias Zaeslin), nos permitem imaginar o que está sendo dito em cada quadro e, para potencializar essa experiência, o leitor pode escutar a playlist digital da HQ no Youtube.

A Viola Encarnada - capa

Para quem não está habituado a escutar esse tipo de música, talvez a leitura de A Viola Encarnada seja um tanto quanto desafiadora. Mas esse desafio é fácil de superar, desde que a pessoa esteja disposta a mergulhar de cabeça em uma cultura diferente.

Como eu me considero um caipira criado na cidade grande, a HQ serviu para relembrar as histórias que eu ouvia na infância e visualizar de forma encantadora acontecimentos que antes ficavam só na minha imaginação.

O meu lado jornalista também ficou satisfeito com a obra, pois a introdução feita pelo violeiro e pesquisador Ivan Vilela dá uma verdadeira aula de história sobre a cultura caipira.

Vendo o respeito, o carinho e o cuidado que Yuri teve com A Viola Encarnada, arrisco dizer que poucas vezes vi o caipira tão bem representado em uma obra, sem a necessidade de recorrer aos estereótipos ou à comédia escrachada.

E se você ficou interessado, pode comprar a HQ no site da UGRA por R$40,00.

Deixe uma resposta