Review: Laura Dean Vive Terminando Comigo

Hoje é dia de falar de uma das HQs mais aclamadas de 2020: Laura Dean Vive Terminando Comigo. Publicada no Brasil pela Editora Intrínseca, a obra foi vencedora do Eisner Award de 2020 na categoria Melhor Publicação para Jovens Adultos (entre 13 e 17 anos).

As autoras Mariko Tamaki (roteiro) e Rosemary Valero-O’Connell (arte) também foram premiadas como Melhor Roteirista e Melhor Desenhista/Arte-Finalista ou Time de Desenhista e Arte-finalista. Ou seja: estamos falando de uma obra bastante diferenciada.

Com formato 15,5 x 22 cm e 304 páginas, a HQ conta a história da simpática Freddy Riley, uma adolescente que teria uma vida muito boa se Laura Dean parasse de terminar com ela. Como na maioria dos relacionamentos abusivos, Freddy enxerga todas as boas qualidades de Laura: ela é popular, engraçada, linda e também proporciona alguns momentos muito agradáveis à garota. Pena que, sempre que convém, a Laura acaba sendo bastante escrota e trata sua até então namorada com o maior descaso possível.

Review: Laura Dean Vive Terminando Comigo

A maioria dos amigos não entendem por que Freddy sempre aceita reatar o namoro e, nessas idas e vindas, acaba ficando tão perdida que coloca em risco sua amizade com a melhor amiga. Para resolver esse conflito, a protagonista ouve todo tipo de conselho, mas são as palavras de uma vidente que acabam ajudando de verdade.

Lendo a história, meu maior desejo foi ter tido acesso à essa HQ quando estava no colegial. Teria sido muito mais fácil lidar com as primeiras desilusões amorosas lendo Laura Dean Vive Terminando Comigo.

Review: Laura Dean 1

Apesar de não me considerar o público alvo da obra, me emocionei com a narrativa sensível de Mariko e fiquei muito impactado pelas artes de Rosemary. Trabalhando com preto e branco e ocasionais tons de rosa, a ilustradora deu um visual moderno e cativante para a HQ. Dá vontade até de viver naquelas páginas.

Também não posso deixar de aplaudir as autoras por trabalharem personagens LGBT de uma forma tão natural e respeitosa. Além do casal principal, boa parte das personagens que aparecem na história fazem parte desta comunidade e não são meros estereótipos.

Review: Laura Dean 2

Eu comprei o meu exemplar de Laura Dean Vive Terminando Comigo na Loja Monstra por R$44,90. Mas você também encontra a HQ na sua comic shop ou livraria favorita, além de poder baixar o Ebook por R$10,46.

Deixe uma resposta