Quadrinhos Independentes: Histórias da Cena Brasileira

A Editora Guará anunciou a publicação de Quadrinhos Independentes: Histórias da Cena Brasileira, dissertação de Mestrado realizada por Renan Rivero na Universidade do Porto, Portugal.

Com 416 páginas e formato 17x24cm, a obra custa R$70,00 e investiga as influências estrangeiras e os fatos históricos que moldaram o cenário dos quadrinhos brasileiros, dando atenção especial para a cena alternativa.

Com os dados coletados entre pesquisas e 13 entrevistas, Rivero traça um paralelo entre as visões dos entrevistados e da contextualização histórica do mercado nacional, promovendo um debate sobre temas como: porquê são chamados de ‘Quadrinhos Independentes’, as vantagens e desvantagens de se viver de quadrinhos, as principais motivações desses autores, as dificuldades de divulgação e distribuição, as mudanças ocorridas na temática e na produção dos quadrinhos brasileiros, além da relação entre as editoras, as livrarias e os quadrinistas.

Quadrinhos Independentes

Tiro o chapéu para o Renan por ter buscado e documentado dados tão importantes sobre o nosso cenário. E agradeço a Guará por publicar e dar ainda mais visibilidade para esta dissertação.

E, por mais que eu me segure pra não fazer jabá dos meus próprios trabalhos aqui no site, acho super válido resgatar o meu TCC, publicado em 2016, em que (junto com os meus colegas de grupo) produzi uma websérie sobre o cenário nacional de quadrinhos daquele ano.

Muita coisa evoluiu desde a publicação deste trabalho e eu venho acompanhando tudo com o máximo de proximidade possível. Me alegra demais ver novos artistas aparecendo e mais pessoas se inspirando neles para produzirem seus trabalhos acadêmicos.

Deixe uma resposta