Review: Fessora!

Quando comecei a ler a HQ Fessora!, sabia que encontraria as histórias de quando a quadrinista Line Lemos deu aulas em uma escola pública. Eu só não sabia que aprenderia tanto com esse quadrinho!

Com 80 páginas em preto e branco, a autora conta com bom humor todas as glórias e derrotas que sofreu em sala de aula. E a leitura é tão gostosa e fluida, que você mal acaba de ler um “causo” e já quer saber como vai terminar o próximo.

Além da sensibilidade para contar as histórias de forma contagiante, Line também nos encanta com seus desenhos cheios de personalidade, que nos fazem rir com as expressões exageradas das personagens, mas também nos impactam nos momentos mais dramáticos.

Fessora! traz histórias reais de Line Lemos

Como jornalista, preciso elogiar a forma como a quadrinista aproveitou os momentos certos da HQ para trazer dados reais sobre racismo, violência e tantos outros fatores que contribuem com a nossa desigualdade social. Ver, pela ótica de uma professora, como tudo isso impacta os jovens de uma periferia, pode ser uma experiência espantosa, mas é extremamente necessária.

Fessora! traz ainda entrevistas com educadores que mostram a importância de encarar a educação de uma forma mais humana, pensando nos alunos como universos inteiros, além dos números da chamada.

Fessora! retrata os aspectos mais difíceis da educação pública com sensibilidade.

É impossível terminar a leitura sem querer parabenizar cada professor do nosso país e lembrar a todos da importância de defender a educação. Como eu apoiei esse projeto no Catarse, fico feliz de saber que contribui com a doação de um dos vários exemplares de Fessora! que foram entregues para instituições de ensino e cultura.

Para garantir a sua edição de Fessora! ou outros trabalhos da Line Lemos, é só clicar aqui!

Deixe uma resposta